Menopausa
18 setembro 2021 - Autor: Joana Costa; Revisão: Dra. Maria José Pires
Nada é mais intenso do que a força de uma mulher que se conhece e se ama.


Ansiedade
Depressão

Dor de Cabeça
Libido
Afrontamentos (calores)
Lapsos de Memória
Fadiga
Irritabilidade
Secura vaginal
Insónias
Peso
O que é a Menopausa?
A menopausa é marcada pelo fim dos ciclos menstruais espontâneos, por 12 meses consecutivos. Trata-se de um processo biológico natural, que assinala o fim da fertilidade.
Ocorre normalmente entre os 45 e os 55 anos de uma mulher. Estima-se que a idade média em que ocorre a menopausa é entre os 48 e os 52 anos.
A menopausa pode acontecer antes dos 40 anos sendo esta designada de menopausa precoce, com uma incidência de 1 em cada 500 mulheres.

womenLog
Apesar da esperança média de vida ter aumentado, a idade em que ocorre a menopausa tem-se mantido constante.
Os ovários associados à produção das hormonas femininas ( estrogénios e progesterona) e à produção de óvulos entram em falência, originando irregularidades menstruais que caracterizam a pré-menopausa , até chegar à amenorreia.
A amenorreia, ausência definitiva de menstruação, caracteriza-se pelo consumo total dos folículos, e leva a alterações físicas e psíquicas.
Sintomas
Psicológicos
Dores de cabeça, enxaquecas
Diminuição da memória
Ansiedade
Alterações de humor - instabilidade emocional, sensação de mal estar, insónias (que pode provocar falta de paciência e irritabilidade) e até mesmo um quadro depressivo

Físicos
Point Zero Healing
sintomatologia vaso-motora -"Calores" e afrontamentos.
Síndrome Urogenital - perda de elasticidade, atrofia vulvo-vaginal, dores nas relações sexuais e prurido vulvo-vaginal. Devido a estas alterações biológicas a mulher encontra-se suscetível a infeções vaginais e urinárias mais frequentemente.
Perda da massa óssea, provocada pela diminuição da produção hormonal, aumenta o risco de osteoporose, fraturas ósseas e dores nas articulações.
Aumento de risco de doenças cardiovasculares deve-se a alterações metabólicas do colesterol, da glicemia e aparecimento de hipertensão e diabetes.
Aumento da massa gorda no volume abdominal associado a um aumento de peso e dificuldade em emagrecer.
outro sintomas
Zumbido nos ouvidos
Palpitações cardíacas
Tratamentos Farmocológicos
Tratamentos hormonais via oral - este tipo de tratamento é de especial importância nos casos de menopausa precoce e de insuficiência ovárica prematura. No entanto existem contra-indicações ( cancro da mama, trombose, entre outros).
Cremes hidratantes - pele.
Cremes, pomadas vaginais, lubrificantes - procure informar-se junte do seu ginecologista.
Cuidados de higiene íntima - utilizar produtos de higiene íntima adequados à sua flora.

Tratamentos Naturais
Combate às ondas de calor
Suplementos de soja
Banho de água morna/fresca, molhar os pulsos em água corrente fria ou tomar uma bebida gelada.

Combate às infeçōes urinárias
Chá de uva-ursina, consumo diário de arando.
Alimentação na Menopausa
Ajustar as necessidades de cálcio, vitamina E (trigo e legumes de folha verde), dar preferência a frutas cítricas, cereais integrais e consumir peixe. Aumentar o consumo de água, mantendo uma boa hidratação da pele e reduzindo a obstipação.
Exercício Físico

Os exercícios mais indicados, são de impacto moderado e aeróbios, os ossos e as articulações estão mais fracos, é necessário evitar fraturas e exercícios violentos. Sendo os mais recomendados hidroginástica, ioga, pilates, marcha, entre outros.





