
Hemorragia Uterina Anormal

O que é um ciclo menstrual normal?
A duração normal do ciclo menstrual é normalmente entre 24 e 38 dias. Um período menstrual normal geralmente dura até 8 dias.
Quando é que o sangramento é anormal?

O sangramento em qualquer uma das seguintes situações é considerado sangramento uterino anormal:
-
Sangramento ou manchas entre os períodos
-
Sangramento ou manchas após o sexo
-
Sangramento intenso durante a menstruação
-
Ciclos menstruais maiores que 38 dias ou menores que 24 dias
-
Períodos “irregulares” nos quais a duração do ciclo varia em mais de 7 a 9 dias
-
Sangramento após a menopausa
Em que idades o sangramento anormal é mais comum?
O sangramento anormal pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, em certos momentos da vida da mulher, o sangramento é mais comum:
-
Inicio da menstruação (por volta de 9-14 anos),
-
Durante a peri-menopausa (começando em meados dos 40 anos)
O que causa o sangramento anormal?
Algumas das causas de sangramento anormal incluem:
-
Problemas com ovulação
-
Miomas e pólipos
-
Condição em que o endométrio cresce na parede do útero
-
Distúrbios hemorrágicos
-
Problemas relacionados com alguns métodos anticoncecionais, como um dispositivo intra - uterino (DIU) ou pílulas anticoncecionais
-
Aborto espontâneo
-
Gravidez ectópica
-
Certos tipos de cancro, como cancro do útero
O seu ginecologista ou outro profissional de saúde pode começar a eliminar os problemas mais comuns na sua faixa etária. Alguns deles não são graves e são fáceis de tratar. Outros podem ser mais sérios.

Scope ginecologie mini-invasive

MSD Manuals
Como diagnosticar um sangramento anormal?
O seu ginecologista ou outro profissional de saúde perguntará sobre seu histórico de saúde e seu ciclo menstrual. Pode ser útil acompanhar o seu ciclo menstrual antes da consulta. Aponte as datas, duração e tipo (leve, médio, forte ou manchado) de sangramento num calendário.
Na consulta irá ser examinada, poderão ser pedidos exames de sangue. Estes exames tem a finalidade de verificar o impacto da perda sanguínea no seu hemograma (anemia) os níveis hormonais e descartam algumas doenças do sangue. Podem ser úteis outros exames como o teste de gravidez e testes para infeções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Que testes de imagens podem ser necessários para identificar um sagramento anormal?
Com base nos seus sintomas e na sua idade, outros testes podem ser necessários. Alguns testes podem ser feitos no consultório do seu ginecologista. Outros podem ser feitos num hospital ou centro de imagiologia:
-
Exame ecográfico pélvico - ondas sonoras são usadas para fazer uma imagem dos órgãos pélvicos.
-
Histeroscopia - um microscópio fino e iluminado é inserido na vagina e na abertura do colo do útero. Ele permite que seu ginecologista ou outro profissional de saúde veja o interior do útero.
-
Biópsia endometrial - uma amostra do endométrio é removida e examinada ao microscópio.
-
Sonohisterografia - O fluido é colocado no útero por meio de um tubo fino, enquanto as imagens de ultrassom são feitas de dentro do útero.
-
Imagem de ressonância magnética (MRI) - um exame de MRI usa um forte campo magnético e ondas sonoras para criar imagens dos órgãos internos.
-
Tomografia computadorizada (TC) - Este procedimento de raio-X mostra órgãos internos e estruturas em corte transversal.

revista Prevenir - exame ecografico pélvico
Quais são medicamentos mais comuns para controlar o sangramento anormal?
Frequentemente, os medicamentos são tentados primeiro para tratar o sangramento menstrual irregular ou intenso. Os medicamentos que podem ser usados incluem o seguinte:
-
Métodos hormonais para o controlo da natalidade - as pílulas anticoncecionais, o adesivo para a pele e o anel vaginal são tratamentos hormonais, que podem aliviar o fluxo menstrual. Também ajudam a tornar os períodos mais regulares.
-
Agonistas do hormónio libertador de gonadotrofina (GnRH) - estes medicamentos podem interromper o ciclo menstrual e reduzir o tamanho dos miomas.
-
Ácido tranexâmico - Este medicamento trata o sangramento menstrual intenso.
-
Anti-inflamatórios não esteroides - medicamentos, que incluem o ibuprofeno, podem ajudar a controlar o sangramento intenso e a aliviar as cólicas menstruais.
-
Antibióticos - se tiver uma infeção, pode receber um antibiótico.
-
Medicamentos especiais - se tiver um distúrbio hemorrágico, o seu tratamento pode incluir medicamentos para ajudar a coagular o sangue.

delas.pt - tabletes de medicamentos aleatórios
Que tipo de cirurgias são utilizadas para tratar o sangramento anormal?
Se a medicação não reduzir o sangramento, um procedimento cirúrgico pode ser necessário. Existem diferentes tipos de cirurgia, dependendo das suas morbilidades, idade e se deseja ter mais filhos:
-
Ablação Endometrial - destruir do revestimento do útero, parando ou reduzindo a quantidade total de sangramento. Não é provável que haja gravidez após a ablação, mas pode acontecer.
-
Embolização da Artéria Uterina - procedimento usado para tratar miomas. Este procedimento bloqueia os vasos sanguíneos que chegam ao útero, que, por sua vez, interrompem o fluxo sanguíneo que os miomas precisam para crescer.
-
Miomectomia -remove os miomas, mas não o útero.
-
Histerectomia - remoção cirúrgica do útero, esta cirurgia é utilizada para tratar algumas doenças ou quando outros tratamentos não tiveram bons resultados. A histerectomia também é usada para tratar o cancro do endométrio. Após a retirada do útero, a mulher não pode mais engravidar e não terá mais o período.




